top of page

JOÃO MAGALHÃES

rs=w_1200,h_600,cg_true.webp

Cidade Pequena, Grandes Sonhos 


Meu nome é João Batista Magalhães, e nasci em Jacutinga, Sul de Minas Gerais, o mais velho de três irmãos. Numa cidade pequena, éramos livres para andar de bicicleta, soltar pipas, brincar com carrinhos de plástico no quintal, e jogar futebol enquanto os vizinhos e parentes ficavam de olho em todos nós. 
Quando criança, passava horas desenhando e pintando com lapis de cor. Sonhava  em aprender pintura à óleo, e a oportunidade se apresentou quando em 1979 mudamos para Pouso Alegre, onde teríamos maior acesso à educação. Alguns meses depois, iniciei aulas de pintura à óleo com a professora Eliana Faustino Monteiro de Belo Horizonte, que residia em Pouso Alegre. Prossegui com as aulas por três anos, e este foi o começo de minha jornada artística, seguido pelo Conservatório de Música de Pouso Alegre, na época sob a direção de Horma de Souza Meirelles e posteriormente de Lêda Maria Ribeiro. 
Depois do serviço militar, prossegui com as aulas no conservatório,  onde estudei com o Prof. Lobinho e tantos outros queridos professores de música e de várias outras matérias. Estes anos inesquecíveis no Conservatório foram muito importantes na minha formação artística, anos que infelizmente ficaram para trás para poder me dedicar à Faculdade de Direito do Sul de Minas, onde me formei em janeiro de 1988. 


Durante os anos na faculdade de direito e seguintes à formatura, trabalhei como professor de inglês no Instituto Yázigi sob a direção de Ivone Siécola Kersul. A experiência no Yázigi, primeiro como aluno e posteriormente como professor, abriram novas portas e novas possibilidades. Em 1989, participei de um curso de verão sobre metodologia do ensino de inglês voltado para professores extrangeiros. O curso foi ministrado pelo Mills College em Okland em colaboração com a  Universidade de São Francisco na Califórnia. Após a conclusão do curso, prosegui para Oklahoma, onde permaneci até o final daquele ano. 


Retornando ao Brasil, fui convidade para dar aulas de inglês no Curso Anglo Vestibulares de Pouso Alegre sob a direção de Juarez Pedro Dias, onde permaneci por mais de 5 anos. Também estabelecí meu próprio negócio, o Centro Cultural Overseas, oferecendo aulas de inglês, espanhol, pintura, desenho, e violão, que mantive por 10 anos. Para me auxiliar na gestão do próprio negócio, participei em um programa de dois anos em administração de pequenos empresas oferecido pelo SEBRAE, outra conquista de muito valor. Em setembro de 1996, tive a honra de ser homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Pousoalegrense, um momento muito especial para mim, mais um marco na jornada. 


Durante os anos na direção do Overseas, fui acalentando o sonho de prosseguir com minha educação e fazer mestrado nos Estados Unidos na área de TESOL (Teaching English as a Second Language). E foi nas asas deste sonho que me encontrei em Oklahoma em maio de 2001 para iniciar o mestrado em TESOL na Universidade de Central Oklahoma, em Edmond, próximo à Oklahoma City. 


Após a formatura em 2003, a empresa The Language Company patrocinou meu visto de trabalho e me enviou para o estado da Pennsylvania em janeiro de 2004, onde resido na cidade de Philadelphia. De 2004 até outubro de 2018, trabalhei como Diretor de Admissão, sendo responsável pela manutenção e fiscalização dos documentos de vistos F-1 dos alunos matriculados na empresa junto à imigração dos Estados Unidos, além de minhas responsabilidades como professor. 


Trabalhando em período integral durante estes anos, não havia muito tempo ou energia para as artes, o que me incomodava muito. Pouco a pouco, entretanto, fui retornando à minha antiga paixão pela pintura, e me matriculei em vários cursos noturnos no Fleisher Art Memorial em Philadelphia, onde estudei sob a tutela de instrutores da Europa, América do Sul, e América do Norte. Desde novembro de 2019, venho trabalhando integralmente como artista plástico e buscando aperfeiçoar minhas técnicas de pintura à óleo cada vez mais. 


Desde a infância em Jacutinga até o presente, as bênçãos de Deus são muitas e impossíveis de se contar. Entre elas, um marco importante nesta jornada agora em um país adotivo, foi o  recebimento de minha cidadania americana em abril de 2016. 


O futuro à Deus pertençe, mas os sonhos e planos pertençem à nós. Cabe a cada um de nós, com fé em Deus, coragem, e disciplina, arregaçar as mangas, ir à luta, abrir a mente e o coração para acolher as dádivas espirituais e plantar novas semeaduras. O próximo capítulo de minha história ainda não foi escrito, mas estou sonhando atento à novas oportunidades. Afinal de contas, arte é a manifestação da essência divina através do ser humano. Quando estou pintando, minhas mãos canalizam a inesgotável energia criativa do universo. Desejo que a minha criatividade possa tocar o seu coração. Deus te abençoe. 

  • Instagram
  • Dribbble

Confira mais obras do artista João Magalhães:

©Domínio Imobiliária | 2024 | É proibida a reprodução, veiculação e divulgação do conteúdo presente nesse site sem a autorização prévia da Dominio Engenharia e Empreendimentos Imobiliarios Ltda. devidamente registra pelo CNPJ 71.008.890/0001-26. Todos os artistas voluntariamente cederam o direito de utilização das suas obras para divulgação no Calendário Domínio. Todas as informações divulgadas nesse site são de inteira responsabilidade dos próprios artistas e/ou responsáveis legais pelos mesmos. Tiragem impressa: 5000 unidades. Distribuição: Gratuita.

bottom of page