
WALLÉRIA LOYADE

No ateliê do mestre Artigas, a aluna Walléria esfumaçou emoções com crayon e as aquarelou com lápis coloridos.
No ateliê de Adriane Florence, ela experimentou a liberdade que a releitura lhe ofereceu e expandiu seu potencial criativo mediante à sensação intimista, que o giz pastel soube lhe provocar.
No ateliê da Sandra Marchandô, Loyade ampliou horizontes na técnica em óleo sobre tela, por pouco tempo, pois a alergia volatizou seu aprendizado, mas nunca a impediu de explorar novas possibilidades.
Disciplinada, somou muitas conquistas dali por diante, aprendendo com seus erros, sozinha em seu próprio ateliê.
Surpreendentemente, em Goiânia desafiou a altura com uma coragem que até então ela desconhecia... sobre andaimes esculpiu cimento e nivelou amizades competitivamente inatingíveis: o que faria uma mineira, recém chegada à capital, na primeira coletânea dos artistas goianos, rigorosamente selecionados pelo crivo do STJ? O trabalho exaustivo da artista anônima, que homenageou ícones da Cultura Goiana, justificou sua participação e trouxe para seu ciclo de amizades grandes nomes, tais como Poteiro, Amaury Menezes e Ciron Franco, todos eles mundialmente conhecidos!
Ao expor no FICA, Festival Internacional de Cinema e vídeo Ambiental, Goiás Velho , Walléria projetou sua arte para o mundo …que lhe deu novas possibilidades !
Um importante jornal local lhe confiou o trabalho inspirador de escrever semanalmente a coluna Portal Cultural, que desde então passou a ter a assinatura de Walléria Loyade.
Voltou para Minas,com um currículo consistente ,que irrigando sua alma artista lhe inspiraria belos trabalhos,novos,arrojados embasados na sua esperança perene .Sobretudo,edificados na criatividade latente que pulsa diariamente ,qual oxigénio ,no pulmão do ateliê W’loyade,
Restaurar sempre foi seu forte, esculpir apontou seu Norte .
Assim faz de órgãos internos painéis de artes admiráveis para decorar clínicas, ilustra livros notáveis tais como Momentos Paulistanos, de Paulo von Bruck Lacerda (procurador do Estado de São Paulo ,musicista e escritor de generosidade e talento singular).
Como membro atuante da Academia Latino-Americana de Arte viaja com sua arte Brasil à fora, aterrissando por vezes no Jockey Club de São Paulo e cintilando sua realização profissional na capital Paulista entre os cristais da Maison Baccarat sob a curadoria de Fábio Porchat, presidente do ALA e pai do artista que assina o mesmo nome.
Entrar na primeira mostra de Arte Contemporânea de Pouso Alegre pela porta estreita da irreverência, deixa implícito um convite sensacional :“Vista Arte” que a artista avista!
Por …WALLÉRIA LOYADE.
Confira mais obras da artista Walléria Loyade:
