

PRICILA BUSTAMANTE STEPHAN

Pricila Stephan (@pricilastephan), multiartista natural de Pouso Alegre (MG), é pintora, cantora e alquimista.
Sua trajetória nas artes visuais começou na adolescência, com desenhos e experimentações em papel e lápis, passando pelo uso de tintas de terra e óleo. O interesse pela pintura foi herdado de seu avô paterno, o aquarelista José Stephan, cujas obras hoje revisita em releituras que investigam memória, estética e ancestralidade.
A aquarela tornou-se um eixo central em sua pesquisa visual, atravessada por gestos de encantamento e pela memória familiar. Além das releituras do legado do avô, suas criações autorais se distinguem pelas formas abstratas e brincalhonas — marca registrada de sua obra — algumas realizadas com aquarela, outras com pigmentos naturais produzidos por ela mesma a partir de argilas.
A produção dessas tintas se conecta ao universo das ervas e da alquimia natural, em que desenvolve processos criativos também na saboaria artesanal, através de sua marca Mágica da Pri (@magicadapri no Instagram). Seus trabalhos são permeados por rituais de energia, explorando argilas, óleos essenciais, hidrolatos, tinturas e rezas em um campo sutil entre o lúdico e o oculto.
Na música, Pricila é cantora e coautora do disco Hortelã (1985), primeiro registro independente do Sul de Minas, produzido ao lado de Ivan Vilela. Atualmente retoma este trabalho em comemoração aos 40 anos do disco. Paralelamente, pesquisa a interseção de todas as suas linguagens no projeto “Pricila sem S”, performance que reúne música, artes visuais e alquimia em um mesmo gesto criador ao propor uma arte viva, complexa e profunda.
Confira mais obras da artista Pricila Bustamante Stephan:


